Agora é a hora e a vez do Conselho Municipal de Política Cultural e Fundo Municipal de Apoio à Cultura.
Fui convidada a participar da reunião com todos os segmentos da Cultura no Teatro Municipal de Osasco no dia 22 de agosto de 2011.
O Conselho será um órgão respresentativo das diversas áreas da cultura, com o caráter deliberativo e maioria da sociedade civil.
Terá 18 membros, sendo 8 representantes da Administração Municipal, 8 da Sociedade Artístico-Cultural Osasquense e 2 da Sociedade Civil.
Um detalhe bastante interessante é que o Secretário da Cultura irá presidir o Conselho, mas só terá direito a voto nos casos de desempate, ou seja, os demais conselheiros terão a tarefa de aprovar ou reprovar as propostas enviadas à votação.
Palestrante: Sr. Luciano Jurcovichi Titular da Secretaria da Cultura. |
A principal importância será poder participar de um forum permanente de decisões sobre a cultura, tendo voz e voto, determinantes para a sua execução, estabelecendo o princípio da transparência, já que o Conselho acompanhará a entrada e aplicações dos recursos do Fundo de Apoio à Cultura.
Obra de artista exposta na entrada do Teatro Municipal de Osasco |
Teatro Municipal de Osasco - entrada
|
Participaram também os vereadores Valmir Prascideli, João Góis e Valdomiro Ventura, além é claro do Secretário Municipal de Cultura e toda sua assessoria.
Como podemos perceber este é um momento importante para que os Trabalhadores da Arte se organizem para discutir e fazer valer sua participação na construção do Conselho Municipal de Política Cultural e de seu Fundo de Apoio à Cultura, afinal a responsabilidade de eleger e acompanhar os conselheiros será única e exclusivamente nossa.
Nessa oportunidade conheci a escritora Mara Monteiro cujo link segue:
http://arteeconsciencia.blogspot.com/2011/05/mara-monteiro-escritora.html
e Marcos Ferreira da Universo da Aquarela cujo link segue:
http://www.universodaaquarela.com.br/
além de vários participantes que também são ligados na Cultura de Osasco, como Rosi Ribeiro e o
o pessoal da Economia Solidária., cujo link segue:
http://trabalhoemrede.blogspot.com/
Até a próxima, pessoal!