O logotipo da página inicial do Google homenageou na quinta-feira a pintora brasileira Tarsila do Amaral. A celebração é pelo aniversário de 125 anos do nascimento da artista, em 1º de setembro de 1886.Homenagem do Google aos 125 anos de nascimento de Tarsila do Amaral |
Tarsila foi uma das principais artistas do país no início do século 20. Nascida em Capivari, no interior de São Paulo, estudou arte em Barcelona e em Paris.
Em junho de 1922, voltou ao Brasil, e sua amiga Anita Malfatti a introduziu no grupo modernista e Tarsila começou a namorar o escritor Oswald de Andrade. Formaram o grupo dos cinco: Tarsila, Anita, Oswald, o também escritor Mário de Andrade e Menotti Del Picchia. Agitaram culturalmente São Paulo com reuniões, festas, conferências. Tarsila disse que entrou em contato com a arte moderna em São Paulo, pois antes ela só havia feito estudos acadêmicos.
Em 1928, Tarsila pintou seu quadro mais famoso, o "Abaporu". Inicialmente apenas um presente de aniversário para o marido, Oswald de Andrade, o quadro se tornou o marco inicial do Movimento Antropofágico, que se propunha a engolir a cultura europeia, transformando-a em algo nacional. A pintora faleceu no dia 17 de janeiro de 1973, em São Paulo.
Abaporu de Tarsila do Amaral |
Tarsila ficou amiga de Chico Xavier nos anos 60, depois da morte de sua única filha, Dulce (que morreu em 1966 de diabetes).
Beatriz, a única neta de Tarsila já tinha falecido no final dos anos 40, afogada. Chico Xavier trouxe a ela muita paz espiritual. Eles trocavam muitas cartas e sempre que estava em São Paulo, Chico visitava Tarsila.
Catálogo Raisonné de Tarsila
Foram catalogadas 2132 obras. O Catálogo Raisonné representa uma catalogação geral da obra da pintora, e foi patrocinado pela Petrobrás.O livro foi lançado em 2008 e está à venda nas livrarias. O conteúdo está à disposição no Site WWW.base7.com.br/tarsila .
Quem gostar de Tarsila como eu, pode encontrar mais no site http://www.tarsiladoamaral.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário