segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Tarsila, sempre Tarsila!


Homenagem do Google aos 125 anos de nascimento de Tarsila do Amaral 

O logotipo da página inicial do Google homenageou na quinta-feira a pintora brasileira Tarsila do Amaral. A celebração é pelo aniversário de 125 anos do nascimento da artista, em 1º de setembro de 1886.

Tarsila foi uma das principais artistas do país no início do século 20. Nascida em Capivari, no interior de São Paulo, estudou arte em Barcelona e em Paris.

Em junho de 1922, voltou ao Brasil, e sua amiga Anita Malfatti a introduziu no grupo modernista e Tarsila começou a namorar o escritor Oswald de Andrade. Formaram o grupo dos cinco: Tarsila, Anita, Oswald, o também escritor Mário de Andrade e Menotti Del Picchia. Agitaram culturalmente São Paulo com reuniões, festas, conferências. Tarsila disse que entrou em contato com a arte moderna em São Paulo, pois antes ela só havia feito estudos acadêmicos.

Em 1928, Tarsila pintou seu quadro mais famoso, o "Abaporu". Inicialmente apenas um presente de aniversário para o marido, Oswald de Andrade, o quadro se tornou o marco inicial do Movimento Antropofágico, que se propunha a engolir a cultura europeia, transformando-a em algo nacional. A pintora faleceu no dia 17 de janeiro de 1973, em São Paulo.

Abaporu de Tarsila do Amaral
Curiosidades Tarsila adorava bichos. Ela tinha 40 gatos quando criança na fazenda. Uma delas, uma gatinha branca, chamava-se Falena.
Tarsila ficou amiga de Chico Xavier nos anos 60, depois da morte de sua única filha, Dulce (que morreu em 1966 de diabetes).
Beatriz, a única neta de Tarsila já tinha falecido no final dos anos 40, afogada. Chico Xavier trouxe a ela muita paz espiritual. Eles trocavam muitas cartas e sempre que estava em São Paulo, Chico visitava Tarsila.

Catálogo Raisonné de Tarsila

Foram catalogadas 2132 obras. O Catálogo Raisonné representa uma catalogação geral da obra da pintora, e foi patrocinado pela Petrobrás.
O livro foi lançado em 2008 e está à venda nas livrarias. O conteúdo está à disposição no Site WWW.base7.com.br/tarsila .



Quem gostar de Tarsila como eu, pode encontrar mais no site http://www.tarsiladoamaral.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário