sábado, 7 de janeiro de 2012

Artesanato Indígena


Olá pessoal,

voltando de férias no Litoral Norte, inauguro minhas publicações do ano de 2012 com a foto da aquisição que fiz na Reserva Indígena Rio Silveiras.
Eles têm um artesanato lindíssimo.
Vejam só!


Todos os coloridos são feitos a partir de tingimentos naturais. Eles retiram da mata apenas as sementes para que depois de moídas, sirvam para colorir o material que será usado na confecção de diversas peças como cestos, cachepôs, colares, cocares, brincos, etc. Tudo é feito com muito capricho.

 
"Compartilhar conhecimento traz mais crescimento do que se imagina".

 Li essa frase em algum lugar e compartilho com vocês.

Aí vai uma breve descrição dessa Reserva:

A Aldeia do Rio Silveira é um dos grandes motivos de orgulho de Bertioga.

Localizada numa área de mais de 948 hectares, entre as cabeceiras do Rio Silveira e do Ribeirão Vermelho, a aldeia está a 1500 metros da praia, no bairro de Boracéia, divisa entre Bertioga e São Sebastião.

O local abriga cerca de 300 índios tupi-guaranis, divididos em seis grupos, com seis líderes que auxiliam o cacique.

Essas famílias sobrevivem do cultivo do palmito pupunha e da venda de artesanatos e plantas ornamentais na Rodovia Rio-Santos. Na comunidade há também atendimento na área de Educação e Saúde, que conta com uma escola para as crianças índias.

É importante lembrar que o acesso à Aldeia só pode ser feito com acompanhamento de agência de turismo local e depende de autorização da FUNAI.

Fonte: guiadolitoral.uol.com.br


Foto de Alessandra Teixeira
altura do KM 189 da Rio-Santos
         

Um comentário:

  1. Olá, são lindos os produtos. Conheço uma loja, a Vida Rústica, que tem mtas opções de artesanato indigena, vale à pena conferir.

    ResponderExcluir