segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Arte com areia

Que lindinho!





Vejam só o que ganhei de lembrança de uma pessoa muito querida que foi viajar para Natal - RN.

Sei que essa arte com areia em garrafas começou no Ceará na década de 1950 em Majorlândia e comento abaixo, como tudo começou...

 "A confecção de gravuras em garrafas de vidro é também chamada de Ciclogravura. É uma arte muito difundida no nordeste brasileiro onde os artesãos têm seu sustento produzindo e vendendo essas peças.

A senhora  Joana Carneiro, enchia garrafas com areias de diversas cores colhidas nos morros da região.
Certo dia, enchendo uma das garrafas a mesma virou e aos olhos de um dos filhos parecia uma paisagem.

O filho dessa senhora, chamado Antônio que, tempos depois, ficaria conhecido como “Toinho da Areia Colorida” por sua habilidade em "desenhar com areias",  foi o responsável pela criação das primeiras paisagens em garrafas utilizando areias coloridas.

A grande maioria das areias que são utilizadas nesse trabalho tem sua coloração feita pela natureza. Somente a cor verde e azul é produzida a partir da areia de cor branca, com adição de corantes. Os tons mais claros ou escuros são obtidos a partir da mistura das cores já existentes.

O preço das peças varia de acordo com o tamanho do recipiente, e também com a complexidade do desenho. Quanto mais elaborado, maior o seu preço.  As peças menores custam em torno de R$ 10,00 por unidade. Quanto às maiores, podem chegar a custar até R$ 1.000,00, ou mais."


Artesão em Majorlândia
Artesão de Majorlândia. fonte: canoabrasil.com


  A exemplo de outras descobertas como o Raio X (1895); a Penicilina (1928); os três adoçantes artificiais, largamente utilizado pelo sexo feminino na constante luta por uns quilinhos a menos, ciclamato (1937), aspartame (1965) sacarina(1879); o forno microondas (1946), a borracha vulcanizada (1836) e mais recentemente o Viagra, alegria e realização de muita gente que a muito já havia perdido a esperança (1992), todas foram feitas por acaso. As belas garrafinhas de areias coloridas, infinitamente menos importante, mas que alegram os olhos de turistas de todo o mundo, também nasceu de uma casualidade aliada ao talento e a curiosidade humana.

Fonte: blog Carlos Gurgel e blog História e Genealogia, Ormuz Simonetti, que preside o Instituto Norte-Riograndense de Genealogia, publicação em 09/04/11,  A ARTE DA CICLOGRAVURA

Essa arte é tão apreciada que hoje em dia, são usadas até como lembranças de casamentos, aniversários etc.

Um comentário:

  1. Adoro essas garrafinhas com areia! Acho uma arte muito interessante e difícil!
    O seu blog está muito bom, parabéns.
    Bjus Tatiane

    ResponderExcluir