sábado, 1 de outubro de 2011

Bordado também é arte. Ilha da Madeira a terra de meus pais.

Quero fazer uma homenagem para a minha mãe. Este mês, faz 3 anos que ela faleceu e guardo com muito carinho em meu coração a lembrança de seu sorriso. Mesmo em meio as adversidades do dia a dia ela mantinha um sorriso constante.
Para ajudar no orçamento doméstico, ela bordava à moda da Ilha da Madeira, onde nasceu e viveu até por volta dos trinta anos.
Desde a infância, testemunhei inúmeros trabalhos feitos à mão para as Casas de Bordados de São Paulo, sempre cantarolando uma canção portuguesa. Às vezes eu a ajudava a bordar umas bolinhas para compor uma flor ou fazia o ponto corda que compunha o caule dos arranjos florais.


Logo abaixo uma pequena descrição de como surgiu esse bordado maravilhoso da Ilha da Madeira.
Breve histórico: "O bordado faz parte da cultura e da história da Madeira e foi originalmente introduzido pela família inglesa Phelps que se instalou na ilha em 1784. Tudo começou com a filha mais velha de Joseph Phelps, Elizabeth, que em 1854 fundou uma escola em sua casa e, seguindo desenhos originais seus, ensinou crianças e mulheres a bordar. Estes bordados inicialmente eram vendidos de forma privada a amigos da família e só mais tarde se expandiu a venda a turistas. Tornaram-se populares e muito procurados na Ilha da Madeira na sequência duma exposição no Funchal e mais tarde venceram vários prémios no International World Trade Exhibition em Londres.

Em 1860 o bordado era já uma indústria bem estabelecida. Estimava-se que havia cerca de 70,000 bordadeiras nessa altura na Madeira.

Os tecidos usados na indústria do bordado são linho, seda, algodão e organdi. Destes são feitas toalhas de mesa, vestidos, camisas, lençóis e delicados lenços.

As fábricas de Bordado Madeira 
localizam-se no Funchal mas tradicionalmente as bordadeiras fazem o trabalho de bordar em casa, um pouco por toda a ilha.
As fábricas fornecem às bordadeiras o material e depois de bordado recebem-no de volta, terminando o processo de produção para depois vender e exportar para todo o mundo.

Os desenhos usam padrões tradicionais e modernos que são ligeiramente impressos directamente no tecido como guia. Depois o tecido impresso é distribuído às bordadeiras em conjunto com as coloridas linhas de bordar por toda a ilha da Madeira e do Porto Santo. Na fase final, após ter sido bordado, o pano é devolvido à fábrica onde é verificado, cortado, lavado e prensado, e finalmente verificado de novo e é nessa altura que recebe o selo que garante a sua qualidade e perfeição. Só então é que está pronto para ser vendido ou exportado. O Bordado Madeira tem ganho muitos prémios, sendo o mais recente galardão a edição 2008 do New York Home Textile.


Hoje em dia o mais fino e delicado Bordado Madeira é um souvenir muito procurado pelos turistas que visitam a ilha, que muito admiram a sua beleza e perfeição; um tesouro para durar várias gerações. "


Quero mostrar agora alguns dos trabalhos feitos por ela que para mim são como um tesouro.

Detalhe de uma toalha para bandeja. Tecido: linho Linha: algodão
Aí vemos o detalhe do "Ponto Corda" que eu fazia para compor o caule . O "Ponto Cheio" que forma cada uma das pétalas e das folhas. O "Ponto Richelieu", que são esse pontos vazados dando esse efeito único.

Lencinhos femininos


Tecido: Cambraia  Linha: Seda
Barrado de lençol, feito por minha mãe. Nesse há detalhes de "Ponto Crivo". Esses micro-furos que são feitos a partir de um fio puxado da trama do tecido e depois bordado ponto a ponto dando esse efeito. Lindo!!


Ponto Crivo, Ponto Corda, Ponto Cheio, Viuvinhas, são essas flores minúsculas, feitas com Ponto Cheio, etc.
  
Barrado de lençol feito por minha mãe.





Não é a toa que essa ilha atrai tantos turistas. A beleza e o colorido das flores são inigualáveis. Podem ser vistos nos diversos artesanatos e nos mercados de flores.


Imagem de uma florista na Ilha da Madeira.
 
Enquanto houver quem valorize o trabalho da agulha, o bordado  madeirense não deixará de existir.
Ainda hoje, passados os momentos de fulgor da produção e comércio do  bordado, a ilha continua a ser identificada pela fama do seu bordado. 
Muito mais sobre essa lindíssima ilha no link: www.madeira-live.com/pt/embroidery/html

Compartilho ainda, uma foto que uma amiga de minha mãe enviou para ela há muitos anos atrás, onde algumas amigas estavam a bordar uma toalha.  Era um momento de trabalho e descontração ao mesmo tempo, onde cantavam músicas típicas e também "rolava um bate-papo".  Uma verdadeira terapia.



Bordadeiras da Ilha da Madeira nos anos 50.
 Beijinhus (como dizem os Madeirenses)

Nenhum comentário:

Postar um comentário