quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Cristo Redentor, um senhor de oitenta anos. Parabéns!

Minha homenagem ao anivérsário de uma das sete maravilhas do mundo moderno. Cristo Redentor, localizado no morro do Corcovado, Rio de Janeiro.

Em 2007, o monumento foi eleito e apresentado publicamente como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, ao lado da Muralha da China, Coliseu na Itália, Machu Picchu no Peru, Petra na Jordânia, Taj Mahal na Índia e Chichén Itzá no México. A escolha, promovida pela New Open World Foundation, contou com mais de cem milhões de votos.

Não ficou pronta a tempo do aniversário, mas quero compartilhar com vocês o esboço da tela.



O Cristo Redentor é um monumento que retrata Jesus Cristo. Está localizado no bairro do Alto da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Se situa no topo do Morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar. Foi inaugurado às 19h 15min do dia 12 de outubro de 1931, depois de cerca de cinco anos de obras. Um símbolo do cristianismo, o monumento tornou-se um dos ícones mais conhecidos internacionalmente do Rio de Janeiro e do Brasil. No dia 7 de julho de 2007, em Lisboa, no Estádio da Luz, foi eleito uma das novas sete maravilhas do mundo.
A decisão, após um concurso informal, foi baseada em votos populares (internet e telefone).
Todavia, o concurso não possui o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, que apontou a falta de critérios científicos para a escolha das maravilhas.

Dos seus 38 metros, oito estão no pedestal e trinta na estátua, a qual é a segunda maior escultura de Cristo no mundo, atrás apenas da Estátua de Cristo Rei, na Polônia.
Em uma pesquisa realizada pela revista América Economia, no ano de 2011, o Cristo Redentor foi considerado por 23,5 por cento dos entrevistados como o maior símbolo da América Latina. A pesquisa foi feita pela internet e reuniu a opinião de 1 734 executivos de todos os países da região

Na cerimônia de inauguração, no dia 12 de outubro de 1931, estava previsto que a iluminação do monumento seria acionada a partir da cidade de Nápoles, de onde o cientista italiano Guglielmo Marconi emitiria um sinal elétrico que seria retransmitido para uma antena situada no bairro carioca de Jacarepaguá, via uma estação receptora localizada em Dorchester, Inglaterra, tudo a convite de Assis Chateaubriand. No entanto, o mau tempo impossibilitou a façanha e a iluminação foi acionada diretamente do local. 

Vista panorâmica do Cristo Redentor. É possível observar o Pão de Açúcar e a Baía de Guanabara, com a Enseada de Botafogo ao centro.
  Réplica:
Portugal possui uma escultura similar junto à foz do Rio Tejo, na sua margem sul, na cidade de Almada. O monumento, virado para Lisboa, foi inaugurado a 17 de maio de 1959 e constitui o melhor miradouro da capital portuguesa. Designado por Cristo-Rei, é uma das mais altas construções de Portugal, com 110 metros de altura, incluído o pedestal, sendo que a estátua possui 28 metros.

Fonte: Wikipédia

- Exposição Cristo Redentor Para Todos: a mostra espalhará réplicas do monumento pelo Brasil e o mundo. Cada réplica do Cristo Redentor terá 3,8m de altura (a original tem 38m) por 3m de largura e uma iluminação especial.

Belo Horizonte, Vitória, Belém, São Luiz e São Paulo são as cinco capitais do Brasil que receberão estas réplicas. Já Toronto (Canadá), Roma (Itália), Tóquio (Japão), Maputo (Moçambique) e Shangai (China) ou Brisbane (Austrália) são as cidades de outros países por onde circulará a exposição Cristo Redentor para todos.

A mostra terá início em novembro.

Fonte: Band.com.br

Por hoje é só, pessoal! Ah! quando a tela ficar pronta é claro que irei publicar. Aguardem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário